Neste primeiro post, gostaríamos de indicar um ótimo (e gratuito) portal da escrita científica disponível na web:

O Portal é um espaço organizado pela comunidade do Campus da USP em São Carlos interessada em Escrita Científica. A motivação principal foi reunir material e ferramentas compilados e produzidos em várias iniciativas de pesquisadores do Campus, que reconheceram há anos a importância da Escrita Científica para a produção intelectual, científica e tecnológica

O portal conta atualmente com 2 cursos online, sendo um deles, o mais completo, de 8 módulos, com material de apoio e tudo mais. Eles dão também dicas de bons ambientes para se escrever, indicação de quais as normas técnicas que regulamentam a escrita científica e indicam as principais bases de dados em áreas do conhecimento como física, química, matemática e engenharia. O portal também conta com tutoriais sobre publicações e bases de dados, links e diversos recursos.

O Portal é um repositório de uma variedade de informações relacionadas à Escrita Científica, principalmente em português e inglês, e deve servir de guia a alunos e pesquisadores interessados em aperfeiçoar suas habilidades na área. Fornece também conexões a outras fontes de material para a escrita e tópicos relacionados.

Você pode acessar o Portal da Escrita Científica da USP de São Carlos clicando aqui.

 


Autoria: Rafael Luccas foi fundador e é o atual coordenador geral da SAU. Estuda engenharia mecânica na UFSCar, é chato com conceitos e não cansa de sonhar um mundo ideal.